Cineclube de Faro Cineclube de Faro
  • Início
      • Sobre nós
          • Associar-se
          • Ser voluntário
          • Ligações
  • Programação
      • Agendas
      • Histórico
      • Imprensa
  • Video Lucem 18/19
  • Biblioteca
  • Formação
  • Contactos
  • Entrada_
  • Programação_
  • Histórico_
  • 2019_
  • Ciclo do mês - junho 2019 _
  • O Fantástico Sr. Raposo / Fantastic Mr. Fox

O Fantástico Sr. Raposo / Fantastic Mr. Fox

Categoria hospedeira: 2019
in Ciclo do mês - junho 2019

 QUINTA-FEIRA -  6 JUN - Esplanada IPDJ -  21H30

O FANTÁSTICO SENHOR RAPOSO, Wes Anderson, EUA, 2009, 87’, M/6

ficha técnica, sinopse e trailer: aqui

críticas

[...] a sexta longa-metragem de Wes Anderson (que constitui, também, a sua primeira incursão no cinema de animação) é um dos mais belos filmes que [...] poderemos ver — no grande ecrã ou fora dele. O que temos, aqui? Uma adaptação inteiramente filmada em stop motion, do livro para crianças com o mesmo nome de Roald Dahl sobre uma família disfuncional de raposas que se envolve numa luta sem tréguas com três malévolos fazendeiros. O resultado do projeto é magnífico. Quanto mais não seja porque o filme de Anderson se mantém fiel ao imaginário de Dahl e às ilustrações originais de Donald Chaffin, sem se desviar um milímetro dos seus temas (a família, a adolescência, a inadequação...) e, sobretudo, da sua estética. De facto, aqui como em "Os Tenenbaums", "Um Peixe Fora de Água", ou "The Darjeeling Limited", Wes aposta forte numa mise en scène antinaturalista que se define pela composição em profundidade dos plano (há sempre diversas camadas de sentido que se estratificam no interior de um mesmo plano) e pela continuidade vertical e horizontal de um espaço cénico artificial que parece não ter fim, Quanto à banda sonora, essa, continua a ter, no cinema de Anderson, não a função meramente decorativa que a maioria dos realizadores contemporâneos lhe atribui mas antes a função de catalisar e de interpretar as ações. [...]
Vasco Baptista Marques, Expresso

 

[...] “Fantastic Mr. Fox” é um excelente filme, que nem por ser um filme de animação se desvia um milímetro do estilo e do universo de Wes Anderson, antes os acolhendo, reiterando e ecoando de maneira quase genial. Semelhante coisa não se voa dsede “A Noiva cadáver” de Tim Burton, mas Burton tem uma longa "história" com a animação e Wes não. Se Burton é Disney e a fantasia pura, Wes Anderson é mais Jiri Trnka: animação "realista" , no tratamento do espaço, dos movimentos de câmara, dos enquadramentos. O arcaísmo do cartão pintado e da iluminação natural...
E se Burton é Disney, Wes Anderson é mais Roald Dahl. Ou Roald Dahl "meets" os Beach Boys, quando vemos o jovem Sr. Fox e a futura Sra. Fox (que fazem jus ao nome, ou seja, são raposas) a pilharem galinheiros com o entusiasmo de uma parada nupcial, ao som de "Heroes and Villains" (a banda musical é tão heteróclita como de costume; também se ouve Burl Ives...). Wes adaptou a história do escritor britânico, tarefa em que contou com a ajuda de Noah Baumbach, com preocupações obsessivas: instalou-se na casa de Dahl, e reproduziu o seu escritório e os seus objectos, transformando-os no escritório e nos objectos do Sr. Fox. Com uma âncora firme na letra da história de Dahl, wesandersonizou o que havia para wesandesonizar: estas raposas e demais animais são parecidas com as famílias dos Tennenbaums, com a equipa de Steve Zissou ou com os irmãos do "Darjeeling", têm a obsessão habitual com a organização e com os "planos" (fazer parte de um grupo que funcione como grupo - não há desejo mais caloroso para as personagens de Wes), os mesmos acessos de irresponsabilidade infantil, a mesma ânsia por se sentirem aceites e reconhecidos (e merecerem, no caso envergar um "chapéu de bandido”). A antropomorfia é, psicologicamente, total, como se o aspecto animal exterior fosse um lembrança do confronto entre natureza e sociedade: "porque eu sou um animal selvagem", justifica-se Sr. Fox (Clooney) à Sra. Fox (Streep) assim resumindo o paradoxo da sua condição - uma raposa, que pensa como um homem, e que por isso se justifica com o facto de ser uma raposa. Complicado? Não: fantástico, Sr. Anderson. (E o adeus ao lobo, ao lobo que é o verdadeiro "animal selvagem" desta história, também não está nada mal como moral da história).
Luís Miguel Oliveira, Público

 «O FANTÁSTICO SR. RAPOSO» – UMA HILARIANTE ANIMAÇÃO EM STOP MOTION
Depois de ter realizado, «The Darjeeling Limited» (2007), «Um Peixe Fora de Água» (2004) e «Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial» (2001), Wes Anderson cria «O Fantástico Sr. Raposo», uma longa-metragem de animação com um elenco de luxo. Uma animação em Stop Motion (do inglês significa, Imagem Parada; é uma técnica de animaçãofotograma a fotograma.), abdicando do 3D que está na moda. Não é a primeira vez que Anderson usa a técnica do Stop Motion. Já a tinha usado em pequenas sequências no filme «Um Peixe Fora de Água» (2004). O filme é uma adaptação da obra de Roald Dahl, escritor britânico famoso pelos livros «Charlie ea Fábrica de Chocolate» e «James e o Pêssego Gigante», ambos adaptados para o cinema.
A história é sobre uma raposa que rouba, galinhas, patos e perus, às quintas vizinhas e fábricas de agricultores, para alimentar a sua família. Quando o Sr. Raposo se muda com a sua família para uma nova casa, numa árvore, este encontra a oportunidade de roubar as três maiores fábricas da região. Mas para isso tem de enfrentar os terríveis agricultores – Boque, Bunco e Bino. Estes homens farão tudo para eliminar a raposa, de vez.
Uma animação para adultos e também para crianças, «O Fantástico Sr. Raposo» é, sem dúvida, das melhores animações em Stop Motion, alguma vez feita. A certa altura, o filme assume um ritmo frenético de perseguições, muito hilariante, graças a esta técnica. A Banda Sonora é original, composta por Alexandre Desplat e com algumas músicas dos The Beach Boys e Jarvis Cocker. É uma mistura de sons, Westerns, música Country, músicas dos anos 60 e música instrumental. A fotografia é bela, com tons amarelos, laranjas e castanhos.
O elenco é de luxo; Wes Anderson juntou George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Owen Wilson, Willem Dafoe, Michael Gambon e Bill Murray, com excelentes interpretações.
É com muita pena, que este filme não tenha estreado nas salas de Cinema em Portugal. A estreia estava marcada para 28 de Janeiro de 2010, mas foi cancelada, por não ter tido muito sucesso noutros países o que é de lamentar. De facto um filme destes merecia ser visto no grande ecrã, ao contrário de muitos outros filmes que passam, mas não deviam. Com tudo isto o filme saiu prejudicado, pois a generalidade dos espectadores não ouviu referências a ele.
Este filme esteve nomeado para 2 Óscares da Academia, de Melhor Banda Sonora e Melhor Filme de Animação, não tendo ganho nenhum prémio. Apesar de merecer os Óscares, a concorrência era muito forte, sendo que «Up – Altamente» era o favorito. A escolha foi complicada, ambos mereciam ganhar os dois Óscares, mas só um pode ganhar. «Up – Altamente» foi o vencedor dos dois Óscares. Esperemos contudo que Wes Anderson continue a fazer grandes filmes com o seu típico humor!
Tiago Resende, cinema7arte

 

Calendário

Ano anteriorMês anteriorPróximo anoPróximo mês
dezembro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
ciclo do mês
Os Mortos Não Morrem
IPDJ - Faro
Jim Jarmusch. SUE/EUA. 2019.105'. M/14
Reservas fechadas
Data : 03-12-2019
4
5
6
7
8
9
10
ciclo do mês
Dor e Glória
IPDJ - Faro
Pedro Almodóvar. Espanha: 2019.108’. M/16
Data : 10-12-2019
11
12
13
14
15
Duas Caudas: Uma Aventura Espacial
11:00
Auditório do IPDJ
Victor Azeev e Vasiliy Rovenskiy. RU:2018.75'. M/6
Reservas: 3
Amor sem barreiras / West Side Story
15:00
Auditório do IPDJ
Robert Wise, US: 1963. 153’ / entrada livre a estudantes (M/12)
Data : 15-12-2019
16
17
ciclo do mês
Frankie
IPDJ - Faro
Ira Sachs. FR/PT: 2019.98'
Data : 17-12-2019
18
O Cozinheiro, o Ladrão, a sua Mulher e o Amante Dela
15:00
Auditório do IPDJ
entrada livre // Apresentação e Conversa com Ana Isabel Soares
Data : 18-12-2019
19
20
sessão especial
O Dia Mais Curto
IPDJ - Faro
10h00 e 14h30
Data : 20-12-2019
21
sessão especial
O Dia Mais Curto (2)
Casa do Pai Natal (Baixa de Faro)
10h00 e 15h00
sessão especial
O Dia Mais Curto (3)
IPDJ - Faro
21h00
sessão especial
O Dia Mais Curto (4)
IPDJ - Faro
21h30
Data : 21-12-2019
22
23
24
25
26
27
28
O Feiticeiro de Oz / The Wizard of Oz
Auditório do IPDJ
ENTRADA LIVRE
cine-jantar
19:30
Vertigo - a mulher que viveu duas vezes / Vertigo
Auditório do IPDJ
ENTRADA LIVRE
Data : 28-12-2019
29
30
31

Ciclo do Mês

  • ciclo do mês - abril 2018
  • ciclo do mês - janeiro 2019
  • ciclo do mês - março 2019
  • ciclo do mês - fevereiro 2019
  • ciclo do mês - abril 2019
  • ciclo do mês - maio 2019
  • ciclo do mês - junho 2019
  • Ciclo do mês - outubro 2019
  • Ciclo do mês - novembro 2019
  • Ciclo do mês - dezembro 2019
Cineclube de Faro
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador? / Esqueceu-se da senha?
Login with Facebook
Login with Google +