Cineclube de Faro Cineclube de Faro
  • Início
      • Agendas
  • Programação
      • Histórico
          • Video Lucem 18/19
      • Imprensa
  • Sobre nós
      • Ser sócio
      • Ser voluntário
  • Animagoria
  • Parcerias e Colaborações
  • Biblioteca
  • Formação
  • Ligações
  • Contactos
  • Entrada_
  • Programação_
  • Histórico_
  • 2019_
  • Ciclo do mês - janeiro 2019_
  • Dogman

Dogman

Categoria hospedeira: 2019
in Ciclo do mês - janeiro 2019

 Críticas

Filme brutal, Matteo Garrone arranca esta história de fascínio e medo entre um “monstro” e a sua “vítima”, com paisagem de westernapocalíptico em fundo, ao mecanismo da brutalidade.

[...]

É que uma das notáveis coisas deste filme brutal é Garrone prolongar-lhe a vida arrancando-o ao mecanismo da brutalidade. Há cães ferozes e jaulas, pressente-se que os humanos poderão ser engaiolados, tipificados, mas todo o trabalho, e a conquista do filme, é resgatar a humanidade de uma história de “monstros” e “vítimas” em paisagem de western apocalíptico (Villaggio Coppola, o Monument Valley de Garrone, onde filmara já Gomorra), fazendo do fascínio e medo entre “monstro” e “vítima” um bailado complexo, espesso.

Se no horizonte está sempre a possibilidade de a vítima se tornar monstro, até porque era esse o fait divers sanguinolento de que Garrone e os argumentistas partiram, uma história horrível de vingança, e se os exemplos cinematográficos, de Un borghese piccolo piccolo (Mario Monicelli, 1967) ao Cães de Palha (1971), de Sam Peckinpah, indicavam a Garrone o caminho a seguir, os três anos que o realizador e os argumentistas levaram até à versão final foi o tempo necessário para resistirem à tipificação.

Entretanto Garrone enfeitiçara-se por Marcello Fonte, o seu actor, que interpreta um tratador de cães abusado por um bully cocainómano, refém do medo dele e do fascínio por ele, e não menos menosprezado pelo resto da comunidade, que são os cobardes de uma cidade de cowboys. O “dogman” acaba por ser uma personagem típica da comédia italiana, a do tipo que se faz à vida, disposto a todos os compromissos para se desenrascar – logo, os argumentistas assumem que, sendo o cinema uma realidade porosa, a sociedade italiana está de facto ali.

Mas é como se Alberto Sordi encontrasse a poesia lunar de Buster Keaton, o ídolo de Garrone que o cineasta disse ter reencontrado materializado em Marcello Fonte – a costela burlesca já era um dado anterior, uma das versões iniciais do argumento chegou a ser proposta a Roberto Benigni. É como se Garrone ganhasse uma luta, nada fácil à partida, a de evitar que a deformação, a distorção, a pintura expressionista a partir do cinema e da realidade italianas, que são o seu traço, não fossem um atentado à humanidade das personagens.

[...]

Vasco Câmara, Público

db53b0f47 574915101218

Itália sob o signo do realismo

Internacionalmente conhecido graças ao seu "Gomorra" (2008), Matteo Garrone mantém-se fiel aos pressupostos realistas desse filme — agora, com "Dogman", propõe o retrato de um homem à deriva no seio de um bairro problemático.

Neo-realismo no século XXI? Em termos lineares, a classificação é inadequada, para não dizer absurda. Escusado será lembrar que os filmes de autores como Roberto Rossellini ou Vittorio De Sica, nos anos 40, pós-Segunda Guerra Mundial, pertencem a uma conjuntura (social e artística) que não se repete. Em qualquer caso, há uma pulsão realista que alguns italianos nunca abandonaram.

Cineasta de títulos como "Gomorra" (2008) ou "Reality" (2012), Matteo Garrone mantém-se fiel a uma postura realista, pura e dura, que não desiste de olhar o presente do seu país. Assim é "Dogman", retrato frio e desencantado de um homem que tem uma loja de acolhimento e tratamento de cães, ao mesmo tempo que tenta sobreviver no seio de um bairro (realmente) problemático.

Marcello Fonte, intérprete dessa frágil e solitária personagem central, pode simbolizar a energia vital deste olhar cinematográfico — mereceu, aliás, o reconhecimento do júri de Cannes/2018, recebendo o prémio de melhor interpretação masculina. Por ele passam as emoções mais íntimas, ao mesmo tempo que o reconhecemos como símbolo revelador de um tecido social em trágica convulsão.

Vale a pena referir que este magnífico "Dogman" surge três anos depois de "O Conto dos Contos", por certo um dos empreendimentos mais ambiciosos de Garrone, procurando recuperar a energia fantástica das narrativas de Giambattista Basile (1566-1632). Dir-se-ia que o relativo falhanço (estético e comercial) desse filme levou Garrone a regressar aos mais primitivos pressupostos realistas — face aos resultados, podemos dizer que foi a opção certa.

João Lopes, rtp.cinemax

d9b0c11d6 065015101218

f65d63ca7 195015101218

+ info: aqui

Calendário

Ano anteriorMês anteriorPróximo anoPróximo mês
janeiro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
Ran - Os Senhores da Guerra
IPDJ - Faro
Akira Kurosawa. JP/FR. 1985.163'. M/12
Data : 07-01-2020
8
9
10
11
12
13
14
O Traidor
IPDJ - Faro
Marco Bellocchio. IT/FR/DE/BR. 2019.145'. M/16
Data : 14-01-2020
15
16
17
18
A Idade de Ouro / L’Âge d’Or
15:00
8000 - 408 Faro
Luis Buñuel. FR: 1930, 63’ Apresentação do filme e Mesa Redonda com convidados + Wine & Cheese
Data : 18-01-2020
19
A Incrível História da Pêra Gigante
11:00
Auditório do IPDJ
Título Original: Den utrolige historie om den kæmpestore pære / Realização: Amalie Næsby Fick, Jørgen Lerdam,  Philip Einstein Lipski   / Argumento:
O Regresso de Henry / Regarding Henry
15:00
Sede do CCF: Rua Dr. Francisco Sousa Vaz, n.º 28 A
entrada livre / M/12 / cine-conversas na sede com profissionais de saúde
Data : 19-01-2020
20
21
Santiago, Itália
IPDJ - Faro
Nanni Moretti. IT/FR/CL. 2018. 80'. M/12
Data : 21-01-2020
22
23
Sea of Life
Sede CCF - Faro
Julia Barnes. Canadá: 2017. 88'
O Nosso Último Tango
IPDJ - Faro
German Kral. AR: 2015. 85'. M/12. Colaboração com Al Tango! Festival de Tango do Algarve
Data : 23-01-2020
24
25
26
27
28
A Herdade
IPDJ - Faro
Tiago Guedes. PT/FR. 2019. 166'. M/12
Data : 28-01-2020
29
30
31

Ciclo do Mês

  • ciclo do mês - abril 2018
  • ciclo do mês - janeiro 2019
  • ciclo do mês - março 2019
  • ciclo do mês - fevereiro 2019
  • ciclo do mês - abril 2019
  • ciclo do mês - maio 2019
  • ciclo do mês - junho 2019
  • Ciclo do mês - outubro 2019
  • Ciclo do mês - novembro 2019
  • Ciclo do mês - dezembro 2019
  • Ciclo do mês - Janeiro 2020
  • Ciclo do mês - Fevereiro 2020
  • Ciclo do mês - Março 2020
  • Ciclo do mês - Junho/Julho 2020
  • Ciclo do mês - Outubro 2020
  • ciclo mês - novembro20
  • Ciclo de Mês . Dezembro 2020
  • 2021
  • 2022
Cineclube de Faro
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador? / Esqueceu-se da senha?
Login with Facebook
Login with Google +