O Dia Mais Curto 21 dez

Categoria
Colaborações
Data
21-12-2022 15:00
Local
8000-544 Faro
IPDJ

Novas curtas portuguesas (68' / M/12)

A inegável qualidade das curtas-metragens portuguesas tem sido reconhecida em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos talentos. O programa aqui apresentado atravessa os géneros da animação e ficção e inclui alguns dos favoritos do público na última edição do Curtas Vila do Conde.

 caiaque

O CASACO ROSA. Mónica Santos. Portugal/França: 2022. 8'

Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.

cérebro em fuga

O HOMEM DO LIXO. Laura Gonçalves. Portugal: 2022. 12’

Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de“lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

meu nome é medo

AOS DEZASSEIS. Carlos Lobo. Portugal: 2022. 14’

Uma escola, um skatepark e um concerto. Sara acaba de fazer dezasseis anos.

laika e nemo

PÊ. Margarida Vila-Nova. Portugal: 2022. 20’

Um homem atravessa a cidade tentando manter a rotina. Enquanto se confronta com uma realidade alheia ao seu sofrimento, prepara a sua despedida.

peixes não se afogam

ICE MERCHANTS. João Gonzalez.Portugal/ França/ Reino Unido: 2022. 14’

Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

 

+

Curtas algarvias dos alunos do curso de imagem animada da UAlg, alunos da ETIC, o Curso Profissional Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Olhão, a Sciaena e jovens cineastas algarvios.