L’ENFER / CHARLOTIM E CLARINHA / IT’S ALL TRUE

Categoria
VIDEO LUCEM 2018/19
Data
23-02-2019

23 Fev. // 21h30 // S. BRÁS DE ALPORTEL - Cine-Teatro

L’ENFER de Henri George-Clouzot, França, 1964, filme inacabado, 15’

CHARLOTIM E CLARINHA de Roberto Nobre, Portugal, 1925, filme mudo, 16’

Acompanhamento ao vivo por Francisca Cortesão, Mariana Ricardo e Sérgio Nascimento

IT’S ALL TRUE de Orson Welles, EUA, 1943, filme inacabado, 40’

Acompanhamento ao vivo por Bruno Pernadas, Margarida Campelo, Pedro Pinto e Luís Candeias

Estes três filmes representam a vontade da criação e as dificuldades ao redor dessa criação.

L’Enfer nunca foi acabado devido a problemas de saúde do realizador. É protagonizado por Romy Schneider, no papel de uma mulher jovem, e por Serge Reggiani como o seu marido patologicamente ciumento. Antes do início das filmagens, foram feitos testes para experimentar novas soluções de filmagens e aquilo que poderia ter sido uma obra prima da história do cinema ficou reduzido a uma imensidão de bobines de inovações cinematográficas.

Charlotim e Clarinha foi o único filme realizado por Roberto Nobre, natural de S. Brás de Alportel. Foi também este homem multifacetado que criou a primeira produtora de cinema do Algarve – a Gharb Film – que existiu somente para esta produção. O filme, um pouco surreal, é também uma aproximação ao Charlot de Charles Chaplin, rei dos écrans de cinema da época.

It´s All True é um filme inacabado de Orson Welles que apresenta três narrativas distintas, filmadas na América do Sul. O espetáculo centrar-se-á sobre uma delas – “Quatro Homens Numa Jangada” – que retrata uma história verídica de quatro pescadores que, numa jangada, viajaram ao longo de 1600 milhas da costa brasileira, do Ceará até ao Rio de Janeiro, para pedir ajuda para a sua gente. Para o filme, Orson Welles chamou os quatro homens, entretanto transformados em heróis, para representarem respetivos os papeis no contar da história em que foram protagonistas. Um acidente durante as filmagens levou à morte do líder desta ação, o que, associado a problemas financeiros dos estúdios, fez com que o projeto fosse anulado e se tornasse para sempre um filme-fantasma que assombrou Orson Welles.

comprar bilhete

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Nesta 3ª edição do VIDEO LUCEM, propomos uma experiência CineCultural & Food Tour. Um roteiro histórico-cinematográfico que inclui jantar.
Um programa de Eating Algarve Food Tours

A realizar em todos os espetáculos do VIDEO LUCEM
Cada roteiro articula a memória do cinema com a história, o património cultural e a gastronomia das seis localidades em que decorrem as sessões cine-concerto desta iniciativa.
Uma experiência guiada, na qual, para além da gastronomia, dos monumentos emblemáticos, e das salas de cinema das localidades, serão destacados episódios e curiosidades históricas que estejam mais diretamente relacionados com a temática dos filmes em exibição. Procuramos estimular a imaginação e abrir o apetite dos visitantes para um jantar em grupo, seguido das respetivas sessões de cine-concertos.

Ficha técnica:
Produção e realização: Eating Algarve Food Tours
Conteúdos históricos: Jorge Carrega
Duração 3 horas
Inclui: guia local, roteiro histórico-cultural, jantar regional, bilhete cine-concerto em lugares reservados, conversa com os músicos depois da sessão.
Valor: 49€

Comprar

 
 

Criado em iCagenda