VIDEO LUCEM 2018/19
Últimas

 

VIDEO LUCEM 

Lugares por descobrir [ou "por inventar"]

Na sua 3ª edição, o VIDEO LUCEM propõe revelar um conjunto de filmes muito especial: filmes parcialmente perdidos ou inacabados. São obras de arte por direito próprio, que a História ou a inclemência dos dias votou à invisibilidade e ao esquecimento.

O VIDEO LUCEM sugere que se veja nestes filmes a potência, enorme e criativa do que ficou por dizer, por musicar, por realizar.

Daí, lançou-se aos músicos, atores, e outros artistas, o desafio de preencher essas lacunas. O ponto de partida é o guião ou a ideia original de cada filme, assim como as narrativas sobre o que terá levado à sua condição de objetos interrompidos.

Ao espectador, o que se pede é que sonhe, que imagine aquilo que não se vê, aquilo que não se dá imediatamente a ouvir ou o que ficou por acabar. Dessa maneira, passará a ser parte desse filme, nesse irrepetível momento em que estes filmes voltam a ganhar vida e são, uma vez mais, em novos contextos artísticos e de exibição, motor de criação.

A par destas verdadeiras pérolas em contínua (re)construção, escolheram-se outros filmes, em forma “terminada”, que poderão ajudar a enquadrar o sentido do projeto dos “inacabados”. Todos contam histórias de ficção ou documentais de vários lugares do mundo, alguns relacionados diretamente com o Algarve, falam sobre a força do trabalho, fatalidades individuais, os sonhos das gentes, poesia, contrabando e – porque é o que faz andar o mundo – histórias de amor. Em volta do processo de criação ou da história de vida destas obras de arte cinematográfica há histórias reais tão ou mais intensas do que as que se contam documental ou ficcionalmente.

A proposta do VIDEO LUCEM 2018, portanto, é uma aventura pelos filmes em vários momentos da sua construção, pela música, pelo texto – e pelo Algarve. Nesta edição, o VIDEO LUCEM associa-se à Eating Algarve Food Tours, desenhando percursos que serão disponibilizados em cada um dos territórios, num convite para que cada espectador se faça à estrada num verdadeiro road movie.

O Museu Zero, espaço dedicado à Arte Digital que será inaugurado em 2019, em Stª Catarina Fonte do Bispo, fará as honras de cada uma das sessões com pequenas introduções à arte digital.

O VIDEO LUCEM estará em Olhão, Estoi, Tavira, Alcoutim, S. Brás de Alportel e Portimão, e convocou para esta edição: 

Júlio Resende * Ana Brandão * Orson Welles * Rita Maria * George Cukor * Bruno Pernadas *

Cristina Branco * João Perry * Marylin Monroe* Isabel de Castro * Flávia Gusmão * Leitão de

Barros * Sérgio Nascimento * Barbara Virgínia * Amélia Borges Rodrigues * Filipe Raposo *

Francisca Cortesão * Carlos Porfírio * Virgílio Teixeira * Salvador Sobral * Maria Eduarda

Gonzalo * Henri George-Clouzot * Romy Schneider * António Silva * Roberto Nobre * Ricardo Ribeiro * João Paulo Esteves da Silva * Frank Borzage * Tony Curtis * Repórter X , entre outros.

Um evento do Cineclube de Faro, no âmbito 365 Algarve, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Eating Algarve Food Tours e Museu Zero.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Nesta 3ª edição do VIDEO LUCEM, propomos uma experiência CineCultural & Food Tour. Um roteiro histórico-cinematográfico que inclui jantar.
Um programa de Eating Algarve Food Tours

A realizar em todos os espetáculos do VIDEO LUCEM
Cada roteiro articula a memória do cinema com a história, o património cultural e a gastronomia das seis localidades em que decorrem as sessões cine-concerto desta iniciativa.
Uma experiência guiada, na qual, para além da gastronomia, dos monumentos emblemáticos, e das salas de cinema das localidades, serão destacados episódios e curiosidades históricas que estejam mais diretamente relacionados com a temática dos filmes em exibição. Procuramos estimular a imaginação e abrir o apetite dos visitantes para um jantar em grupo, seguido das respetivas sessões de cine-concertos.

Ficha técnica:
Produção e realização: Eating Algarve Food Tours
Conteúdos históricos: Jorge Carrega
Duração 3 horas
Inclui: guia local, roteiro histórico-cultural, jantar regional, bilhete cine-concerto em lugares reservados, conversa com os músicos depois da sessão.
Valor: 49€