animação para todos // out 2018 - mai 2019

Últimas

Uma vez por mês ao fim da manhã de domingo (11h) no IPDJ em Faro, entre outubro e maio o Cineclube de Faro traz ao grande ecrã as últimas longas-metragens de proveniências diversas. Na sua versão portuguesa para que todos possam acompanhar belíssimas histórias de aventura e fantasia.

Recuperando aqueles tempos em que éramos miúdos e aguardávamos pela manhã de domingo para ir ao cinema com os amigos mais velhos ou com a família e era uma festa.

O público desta rubrica é completamente heterogéneo: desde grupos de séniores, grupos de jovens, casais de namorados, adultos solitários, jovens em Erasmus (fascinados pela língua), para além dos pais que vão deixar os filhos para uma experiência de autonomia, às famílias, aos nossos sócios... todos juntos no escurinho do cinema.

Não é fácil programar longas-metragens da animação mundial por falta de dobragens, também. As grandes mayors norte-americanas dominam a distribuição internacional (como sempre) e sobretudo o método comercial de embrulhar o filme dificulta a tarefa! Qualquer criança cresce a pensar que cinema é ir à sala do centro comercial para rir, comer, beber e falar....

Mas, compete-nos: trazer à luz da sala escura  filmes invisíveis que estritamente por razões de mercado ficam votados aos festivais e aos circuitos alternativos; programar cinema pelo filme e pelo ato de ver, de aprender, de desenvolver o intelecto, a cognição e o ser.