Cineclube de Faro Cineclube de Faro
  • Início
      • Agendas
  • Programação
      • Histórico
          • Video Lucem 18/19
      • Imprensa
  • Sobre nós
      • Ser sócio
      • Ser voluntário
  • Animagoria
  • Parcerias e Colaborações
  • Biblioteca
  • Formação
  • Ligações
  • Contactos
  • Entrada_
  • Programação_
  • Ciclo do mês_
  • A Flor do Buriti

A Flor do Buriti

Categoria hospedeira: Programação
in Ciclo do mês

IPDJ | 21H30

DIA 6 JUNHO

A FLOR DO BURITI
João Salaviza e Reneé Nader Messora, BR/PT, 2024, 124’, M/12

sinopse, ficha técnica e trailer: aqui

nota de intenções
O filme nasce do desejo em pensar a relação dos Krahô com a terra, pensar em como essa relação vai sendo elaborada pela comunidade através dos tempos. As diferentes violências sofridas pelos Krahô nos últimos 100 anos também alavancaram um movimento de cuidado e reivindicação da terra como bem maior, condição primeira para que a comunidade possa viver dignamente e no exercício pleno de sua cultura. As complexas relações entre aldeias e comunidades envolventes, as memórias que são construídas coletivamente, os sonhos e as presenças do invisível compõem a argamassa que servirá de pretexto para que essa história possa emergir. O passado e o presente existem ao mesmo tempo e lançam luz para algumas possibilidades de futuro. Os desafios que os Krahô enfrentam hoje encontram eco em todo o nosso continente.
O que contamos aqui, num contexto extremamente específico e peculiar, é também a história dos povos indígenas sul-americanos. Se as formas de violência são múltiplas e capazes de aniquilar nações inteiras, as formas de resistência são potentes, vibrantes e recriadas diariamente. Hyjnõ, Patpro e Jotàt são sobreviventes do fim do mundo. Através do olhar deles somos convidados a entrar na aldeia, percorrer as veredas, perceber os problemas e participar na resistência. O filme é um apelo à ação e ao confrontamento, sem nunca perder de vista a beleza e a delicadeza da maneira Krahô de pisar na terra e de pertencer ao mundo.
Renée Nader Messora João Salaviza

OS KRAHÔ
O povo Krahô faz parte de um conjunto sociocultural mais amplo, composto por outros seis grupos ameríndios, conhecidos como povos Timbira. Estes povos autodenominam-se mehi ("nossa carne" ou simplesmente "nós, humanos") e falam línguas de um mesmo conjunto dialetal, pertencente à família linguística Jê. Diferenciam-se de outros povos ameríndios por certas características em comum, tais como a ornamentação corporal e o corte de cabelo, a forma circular de suas aldeias, a prática de correr com toras e um vasto corpus de mitos e rituais. A aldeia (kri) é composta por um pátio central (kà) e por um caminho circular (kricape), que conecta as casas (ihkre) formando um grande círculo. As casas são formadas por mulheres que descendem de uma mesma linha feminina, ao passo que os homens, ao casarem, deixam as suas casas maternas e vão viver com seus afins. Da frente de cada casa sai um "caminho limpo" (prykarã) que leva ao pátio, onde acontece boa parte da vida cerimonial. De trás de cada casa, saem outros caminhos, que levam ao rio, às roças, aos locais de caça, à cidade e à aldeia dos mortos.
Antigamente, os Krahô ocupavam um amplo território no Brasil Central, hoje reduzido a Terra Indígena Krahô, demarcada na década de 1940 depois que fazendeiros da região promoveram um massacre, em que mais dezenas de indígenas foram assassinados. O último censo (2018) estimou a população krahô atual em cerca de 3500 indivíduos, que vivem em 35 aldeias espalhadas no interior da terra indígena. Este território constitui uma importante área contínua de preservação do Cerrado, biorna que abriga uma enorme diversidade biológica e cultural. O Cerrado é também conhecido como "o berço das águas", por abrigar as nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras, entre elas, a bacia Amazónica. Em razão dos interesses do agronegócio e do mercado mundial de commodities, o Cerrado é, atualmente, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, sendo quotidianamente devastado com a conivência de grande parte da classe política brasileira. Os Krahô, por sua vez, não percebem o Cerrado e seus habitantes simplesmente enquanto "meio'' e "recursos" a serem explorados. Ao contrário, o Cerrado é por eles concebido como uma complexa teia vital composta por humanos, plantas, animais, espíritos e outros sujeitos que pensam, sentem e agem no mundo. Por meio de antiga convivência e intensa interação com estes outros habitantes, os Krahô desenvolveram sofisticados conhecimentos ecológicos, transmitidos através das gerações por meio de narrativas, cantos e rituais. A vida do Cerrado é, assim, indissociável da presença e dos conhecimentos dos povos indígenas, que estão na linha de frente de uma batalha que diz respeito ao planeta como um todo.

notas críticas

Focado em três períodos da existência dos krahô, no estado brasileiro de Tocantins, de 1940 até aos nossos dias, "A Flor do Buriti", o trabalho mais consistente até à data de Renée Nader Messora e João Salaviza, é uma elegia às múltiplas formas de resistência de todos os povos indígenas. Francisco Ferreira, Expresso

João Salaviza e Renée Nader Messora fogem às armadilhas do olhar etnográfico. E não se esquecem do cinema. Luís Miguel Oliveira, Público

Um filme ainda mais político do que o anterior. Fruto de uma comunhão intensa com a comunidade. Manuel Halpern, Jornal de Letras

Um filme vibrante e comprometido. Le Monde

Uma viagem que toca o sagrado. The Hollywood Reporter

A FLOR DO BURITI faz desabrochar a ecologia no Festival de Cannes. Télérama

Um filme de grande magia poética. Variety

Calendário

Ano anteriorMês anteriorPróximo anoPróximo mês
setembro 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
CINEMA INSUFLÁVEL
10:00
Jardim da Alameda
Curtas-metragens de animação M3/M6 . JARDIM DA ALAMEDA, FARO / 10H ÀS 18H30 / ABERTO AO PÚBLICO
SESSÃO MARESIA
10:30
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO ICNF, CASTRO MARIM
CURTAS-METRAGENS M6. SESSÃO DE CINEMA PARA ESCOLAS
OFICINA “VIDA MARINHA”
14:30
CENTRO CIÊNCIA VIVA
Oficina de animação 2D com Fly Moustache
OFICINA “SENTIDOS FANTÁSTICOS”
18:30
IPDJ
Oficina de artes visuais através dos sentidos com Terminal Studios
Animagoria - Sessão Oceanos - Children of the Sea
21:30
IPDJ
CHILDREN OF THE SEA. Ayumu Watanabe. JP: 2019. 111’
Data : 26-09-2024
27
CINEMA INSUFLÁVEL (2)
10:00
ESCOLA EB1/JI, LAGOA
Curtas-metragens de animação M3. ESCOLA EB1/JI, LAGOA / 10H ÀS 15H / SESSÕES PARA PRÉ-ESCOLAR
SESSÃO HOMENAGEM
10:30
IPDJ
IPDJ, FARO / 10H00 - 11H30
MASTERCLASS “UMA ABORDAGEM AO ENSINO DE ANIMAÇÃO E SOM EXPERIMENTAIS”
14:30
UALG - CAMPUS DA PENHA
UALG - CAMPUS DA PENHA, ANFITEATRO 1.3, FARO / 14H30 - 16H30
SESSÃO BEIRA-MAR #1
17:00
UALG - CAMPUS DA PENHA, ANFITEATRO 1.3
Curtas-metragens de animação universitárias internacionais
NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES
20:00
IPDJ
ANFITEATRO IPDJ, FARO / 20H00- 21H15
Animagoria - Sessão Oceanos - Flow
21:30
IPDJ
FLOW. Gints Zilbalodis. FR: 2024. 84’
Data : 27-09-2024
28
OFICINA “ERA UMA VEZ UM “LIXO”...”
10:00
IPDJ
Oficina de artes visuais e teatro com Beatriz Medeiros e Joana Bandeira Rocha
OFICINA “O TEU AQUÁRIO”
14:30
IPDJ
Oficina de animação stopmotion com Marta Ribeiro e Tiago Pimenta
SESSÃO MARES
17:00
IPDJ
Curtas-metragens Profissionais.
QUIZ
20:30
Pátio IPDJ
Jogo de trivia sobre cinema de animação dinamizado por Fly Moustache
SESSÃO BEIRA-MAR #2
22:00
PÁTIO IPDJ
Curtas-metragens de animação universitárias portuguesas
Data : 28-09-2024
29
30

Ciclo do Mês

  • ciclo do mês - abril 2018
  • ciclo do mês - janeiro 2019
  • ciclo do mês - março 2019
  • ciclo do mês - fevereiro 2019
  • ciclo do mês - abril 2019
  • ciclo do mês - maio 2019
  • ciclo do mês - junho 2019
  • Ciclo do mês - outubro 2019
  • Ciclo do mês - novembro 2019
  • Ciclo do mês - dezembro 2019
  • Ciclo do mês - Janeiro 2020
  • Ciclo do mês - Fevereiro 2020
  • Ciclo do mês - Março 2020
  • Ciclo do mês - Junho/Julho 2020
  • Ciclo do mês - Outubro 2020
  • ciclo mês - novembro20
  • Ciclo de Mês . Dezembro 2020
  • 2021
  • 2022
Cineclube de Faro
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador? / Esqueceu-se da senha?
Login with Facebook
Login with Google +