Cineclube de Faro Cineclube de Faro
  • Início
      • Agendas
  • Programação
      • Histórico
          • Video Lucem 18/19
      • Imprensa
  • Sobre nós
      • Ser sócio
      • Ser voluntário
  • Animagoria
  • Parcerias e Colaborações
  • Biblioteca
  • Formação
  • Ligações
  • Contactos
  • Entrada_
  • Programação_
  • Ciclo do mês_
  • A PRODIGIOSA TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA EM ESTRANGEIROS

A PRODIGIOSA TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA EM ESTRANGEIROS

Categoria hospedeira: Programação
in Ciclo do mês

DIA 1 OUT | 21H30 | IPDJ

A PRODIGIOSA TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA EM ESTRANGEIROS
Samir, CH/IT, 2024, 103’, M/12

sinopse, ficha tecnica e trailer: aqui

NOTA DO REALIZADOR

O PESSOAL É POLÍTICO
Como filho da geração de 68, sempre participei ativamente na nossa sociedade. Nos meus documentários, abordo, por isso, a questão de saber se e como posso integrar as minhas experiências pessoais e a minha posição política no meu trabalho artístico. O ponto de partida para este documentário é o conhecido lema de 68: «O pessoal é político».
Já em 1992, em BABYLON 2, tentei utilizar observações pessoais para mostrar como os jovens migrantes na Suíça desenvolvem a sua própria cultura nova. Em FORGET BAGHDAD (2002), abordei o conflito no Médio Oriente através da procura dos antigos camaradas judeus do meu pai iraquiano e, em IRAQI ODYSSEY (2015), contei a história da minha família iraquiana, que foi forçada a fugir e a dispersar-se pelo mundo em consequência da colonização britânica, de guerras intermináveis e de intervenções imperialistas. O filme mostrou até que ponto os acontecimentos políticos se gravam profundamente na história pessoal de uma família.
Em «A Prodigiosa TRANSFORMAÇÃO »... não quis limitar-me a apresentar a minha vida como migrante na Suíça como um currículo pessoal. Era importante para mim fazer as pazes com o movimento operário suíço — do qual outrora fiz parte — e retratá-lo em todas as suas  contradições. Eu próprio sou uma das muitas testemunhas contemporâneas de acontecimentos históricos significativos e sou um dos trabalhadores migrantes que alteraram profundamente as infraestruturas e a cultura da Suíça ao longo dos últimos 70 anos. A investigação revelou que as origens da política xenófoba residem no movimento fascista das décadas de 1920 e 1930. O filme adota decididamente o ponto de vista dos chamados «trabalhadores convidados», o que constitui o tema central da narrativa.
HOMENAGEM
Por último, mas não menos importante, o filme é também uma homenagem a todos os meus antecessores no cinema suíço.
Tive a oportunidade de utilizar muitos excertos das suas obras, algumas das quais são desconhecidas ou caíram no esquecimento. Graças ao seu olhar perspicaz, consegui mostrar as condições da época e situá-las no contexto atual. Apoio-me no seu trabalho e gostaria de lhes prestar homenagem com este filme.
PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO
Outra motivação pessoal para este filme é a minha filha e a sua geração de jovens de 20 anos.
Embora se tenha politizado com a greve pelo clima e os movimentos antirracistas, ela quase nada sabia sobre a história política recente da Suíça. A história do racismo no país não era abordada na escola e, quando passámos pelo túnel do Gotardo, ela desconhecia que centenas de trabalhadores italianos ficaram feridos ou morreram durante a sua construção.
Também desconhecia a segregação contínua da população migrante através de leis cada vez mais rigorosas. Nem sequer sabia que as beringelas, as courgettes e a massa só recentemente se tinham tornado parte da cozinha suíça.
Razões suficientes para contar a esta jovem geração a história da transferência cultural através da migração e o seu contexto político e histórico.

ENTREVISTA COM O REALIZADOR

O que o levou a realizar este filme?
Uma das principais razões para isso é o agravamento da situação política dos migrantes na Europa. Percebi que poucos suíços «de origem» estavam cientes das restrições legais e administrativas que regem a política de migração. A minha filha também foi um fator determinante. Ela tem 20 anos e não sabia nada sobre a história recente da Suíça, que tem sido marcada pela migração. No entanto, é politicamente ativa, participou na greve pelo clima e está envolvida no movimento queer, de género e antirracista. Mas na escola, não lhe ensinaram nada sobre a iniciativa de Schwarzenbach nem sobre o endurecimento da lei do asilo. 

O filme intitula-se «A Prodigiosa Transformação da Classe Trabalhadora em Estrangeiros». Como é que a classe trabalhadora se transformou nas últimas décadas?
A classe trabalhadora formou-se porque a opressão e a exploração do sistema capitalista geraram resistência. Esta resistência foi representada politicamente pela social-democracia durante mais de 150 anos. Quando os primeiros migrantes chegaram à Suíça vindos da região mediterrânica na década de 1960, como o panorama industrial aqui se mantinha intacto, os trabalhadores suíços beneficiaram de mobilidade social ascendente e de salários reais crescentes. Paradoxalmente, muitos sindicalistas afastaram-se então das suas posições modernas e progressistas para adotarem posições racistas. Na década de 60, por exemplo, os sindicatos excluíram os migrantes, uma parte importante da classe trabalhadora. 
Quando, na década de 1970, a Suíça investiu no capital financeiro em vez de na indústria mecânica, a classe trabalhadora clássica começou a entrar em declínio. As fábricas foram encerradas e os estrangeiros que se viram desempregados foram despedidos. Muitos trabalhadores suíços qualificados foram encaminhados para a reforma antecipada. Desta forma, a classe trabalhadora suíça foi praticamente extinta. Na década de 90, alguns ativistas dos resquícios do antigo movimento sindical formaram um novo movimento sindical. Entretanto, o sindicato mais forte é o Unia — com dois terços dos seus membros a serem estrangeiros. Tornou-se também um importante representante dos imigrantes. 

No seu filme, refere-se à exclusão dos trabalhadores italianos como «apartheid silencioso». Onde é que reconheceria isso? 
Antigamente, isso manifestava-se através da exclusão dos italianos, que eram obrigados a viver em barracas. Hoje em dia, temos um estilo de exclusão muito mais subtil. Em alguns municípios, os impostos e as licenças determinam quem pode e quem não pode viver lá. Além disso, já não são concedidos passaportes suíços a muitos estrangeiros. Temos 2,5 milhões de pessoas que têm de trabalhar sem direitos civis nas classes mais baixas. Em resultado de novas regulamentações, os seus direitos de residência podem ser revogados a qualquer momento. Até mesmo o direito de residência permanente (autorização C) pode ser revogado. As pessoas têm de viver na angústia, com medo de perder o seu estatuto social e ficar desempregadas — o que, por sua vez, tem uma influência direta no seu direito de residência. E é um apartheid silencioso não ser tratado da mesma forma que os outros. 

Contrasta a classe trabalhadora com os expatriados.
Exatamente. Os expatriados são especialistas do capital global, os «mercenários» do capital global, por assim dizer. São os especialistas em finanças, TI, organização, KPMG,  Pricewaterhouse — todas estas pessoas podem ser chamadas de expatriados. São transferidos para onde forem necessários, muitas vezes em benefício próprio. Estas pessoas não estão necessariamente interessadas no ambiente em que vivem; querem participar na maximização dos lucros. Em contraste, os estrangeiros ocupam os postos de trabalho da antiga classe trabalhadora. Mesmo que tenham de trabalhar em condições precárias, os expatriados gozam de um tratamento privilegiado em comparação com os trabalhadores estrangeiros de classes mais baixas que limpam casas de banho, trabalham na restauração, na agricultura ou no setor da saúde.

No seu filme, também critica o papel dos meios de comunicação social e a forma racista como os italianos eram retratados na altura. Por exemplo, eram retratados como «traidores» que assediavam as mulheres. A cobertura mediática melhorou? 
Nada melhorou — pelo contrário. As manchetes de jornais que mostro no meu filme eram quase sempre condicionais naquela altura — em comparação com hoje, eram francamente simpáticas. É espantoso ver isso. Ainda hoje, os meios de comunicação continuam a espalhar racismo e insinuações contra os imigrantes. 

Como é que passámos de ver os italianos como inimigos a considerá-los os portadores da cultura popular?
Penso que, assim que os italianos começaram a organizar-se, desenvolveram uma sociedade paralela. À medida que estas estruturas cresciam, foram-se expandindo para a sociedade suíça, provocando uma mudança cultural. Não é por acaso que «Spaghetti Al Dente» se tornou um termo comum. Esta transferência cultural, que considero positiva, sempre existiu. E não envolve necessariamente sindicatos e organizações políticas, mas também a capacidade das pessoas de não se deixarem menosprezar, mas de continuarem a viver a sua cultura.

Quem são os «novos italianos»?
Hoje em dia, não existe uma homogeneidade correspondente. Na construção civil, os portugueses dominam, tal como as pessoas da Alemanha e do antigo bloco de Leste. Na restauração, há muitos curdos. Enquanto estes subgrupos não se definirem conscientemente e se unirem para mudar  a sociedade a seu favor, não haverá classe trabalhadora. Em vez disso, continuarão a ser marginalizados. 

Há sempre referendos sobre o tema da migração. Quais são as suas opiniões e preocupações?
A última iniciativa positiva em matéria de direitos humanos da esquerda (a iniciativa «Juntos») foi rejeitada há mais de 40 anos. Desde então, o tema da migração tem sido praticamente inexistente para a esquerda. Isso deixa o campo livre para a direita racista e a esquerda tem medo de pronunciar a palavra «migração». Faço parte da comissão de uma iniciativa que luta pelas pessoas de origem imigrante neste país, para que tenham os mesmos direitos que todos os outros. É deprimente ver que a esquerda, que deveria estar empenhada na igualdade de direitos, se limita a fazer promessas vazias. Os 2,5 milhões de pessoas que não têm quaisquer direitos são ignoradas — precisamente porque não têm direitos civis e não interessam aos políticos enquanto eleitorado. Isto é totalmente absurdo. Só quando comecei a trabalhar neste filme é que percebi que nós, enquanto migrantes neste país, também não estávamos a receber qualquer atenção da esquerda.

 

Calendário

Ano anteriorMês anteriorPróximo anoPróximo mês
outubro 2026
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
A PRODIGIOSA TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA EM ESTRANGEIROS
21:30
IPDJ
Samir. CH/IT: 2024. 103’. M/12
Data : 01-10-2026
2
3
4
5
6
7
8
NAZA
21:30
IPDJ
Yuval Abraham e Rachel Szor. UK: 2026. 80’
Data : 08-10-2026
9
Le Dernier des Juifs
21:00
Biblioteca Municipal de Faro
Noé Debré. FR:2023. 90'. M/12
Data : 09-10-2026
10
11
12
13
14
15
A MEMÓRIA DO CHEIRO DAS COISAS
21:30
IPDJ
António Ferreira. PT/BR: 2025. 96’. M/12
Data : 15-10-2026
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ciclo do Mês

  • ciclo do mês - abril 2018
  • ciclo do mês - janeiro 2019
  • ciclo do mês - março 2019
  • ciclo do mês - fevereiro 2019
  • ciclo do mês - abril 2019
  • ciclo do mês - maio 2019
  • ciclo do mês - junho 2019
  • Ciclo do mês - outubro 2019
  • Ciclo do mês - novembro 2019
  • Ciclo do mês - dezembro 2019
  • Ciclo do mês - Janeiro 2020
  • Ciclo do mês - Fevereiro 2020
  • Ciclo do mês - Março 2020
  • Ciclo do mês - Junho/Julho 2020
  • Ciclo do mês - Outubro 2020
  • ciclo mês - novembro20
  • Ciclo de Mês . Dezembro 2020
  • 2021
  • 2022
Cineclube de Faro
Login or register
Esqueceu-se do nome de utilizador? / Esqueceu-se da senha?
Login with Facebook
Login with Google +