Os Piratas! / The Pirates! In an Adventure with Scientists!

Críticas

«Os Piratas» – Um regresso às origens

O estúdio britânico de animação Aardman junta-se aos estúdios Sony Pictures Animation para produzirem em conjunto duas longas-metragens. A primeira foi o filme natalício “Arthur Christmas” (que estreou por cá em dezembro de 2011) e a segunda é uma das mais aguardadas do ano, “Os Piratas”. O que se pode dizer deste novo filme é que é um regresso às origens. Este é o estúdio que criou as míticas personagens em plasticina Wallace e Gromit (que tiveram direito a uma série e a um filme, “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem” (2005)) e o filme “A Fuga das Galinhas” (2000).

Realizado por Peter Lord e Jeff Newitt, esta animação feita em plasticina com o uso da técnica stop motion, conta a história de um grupo de piratas, que não tem sorte nenhuma, liderados pelo Pirata Capitão que quer ser lembrado em todos os mares como o pirata mais importante de todos. Para tal decide concorrer ao grande prémio de melhor pirata do ano. Pelo meio de muitas peripécias, o capitão e a sua tripulação, cruzam-se com o cientista Charles Darwin e juntos desafiam a terrível Rainha Vitória. Esta rouba-lhes aquilo que eles mais gostam, uma ave rara, um “dodo” (a Polly). Para a terem de volta, eles vão ter que ganhar coragem e tornarem-se verdadeiros piratas. (…)

Tiago Resende, Cinema 7 arte, 26 de Abril de 2012

047.Piratas Pirados

O Capitão Pirata (Hugh Grant) e a sua bizarra e fracassada tripulação planeiam vencer o cobiçado prémio de Melhor Pirata do Ano, eles tentam engendrar o saque mais marcável, porém sem êxito. No seu caminho encontram o naturalista Charles Darwin (David Tennant) que se encontra deveras interessado no papagaio do Capitão, que na realidade não é um papagaio. Se tivermos que definir o ano 2012 em termos de animação cinematográfica é através do stop-motion. Animação artesanal que parece até moda num ano rodeado deste tipo de produções; ora a Laika Entertainment com Paranorman, deliciosa sátira aos filmes de zombies, Disney e o seu Frankenweenie de Tim Burton, um projecto de sonho tornado realidade e por fim The Pirates! Band of Misfits da produtora Aardman.

Dos criadores que nos brindaram com pequenas preciosidades do género como Chicken Run e Wallace & Gromit, este Os Piratas! (titulo traduzido) é uma animação astuta e com pé assente no pedal do humor que eleva a fasquia da própria animação stop motion. Imagina-se o trabalhoso que o filme foi, mas o resultado está a vista de todos, porque nunca a este tipo de animação chegou tão longe em termos gráficos, recriando situações quase impossíveis de criar com o método em questão. Felizmente, o processo até deu para o certo, um resultado deslumbrante que até mesmo vai fazer esquecer o espectador que está assistir a stop motion.

Se The Pirates! Band of Misfits é magnífico no conteúdo visual, em termos de estrutura não envergonha, a narrativa contraí um ritmo energético, o argumento não foge da inteligência, mesmo se tratando em princípio de um filme direccionado para crianças, sendo que as referências são deliciosas, quer de outros elementos de pirataria ou da época vitoriana que o filme representa, e por fim as personagens são entusiasmantes e vibrantes, entre os quais o achado que é um macaco de Darwin munido de legendas e até mesmo o pateta protagonista, Capitão Pirata com a voz de igual adjectivo de Hugh Grant.

A obra de Peter Lord e Jeff Newitt é divertida o quanto baste para se tornar num verdadeiro tesouro, apenas pecando num desenvolvimento algo apressado das suas personagens, mas nada de realmente prejudicial. Uma comédia animada genial que não se limita apenas como simples filme para miúdos, mas sim um entretenimento para toda a família.

Hugo Gomes, Cinematograficamente Falando 8/10/2012

piratedarwinOutras leituras

Crítica - The Pirates! Band of Misfits (2012), João Pinto, Portal do Cinema

 

15 Things to Know About THE PIRATES! BAND OF MISFITS From Our Set Visit; Plus an Interview with Director Peter Lord, Steve 'Frosty' Weintraub, February 21, 2012

 

 

 

Bobo still

Conversas com o realizador (youtube)

 

PETER LORD | Master Class | TIFF Kids Industry 2012

Peter Lord Presents... The Making of The Pirates! An Adventure with Scientists: Part 1 / Part 2 / Part 3 / Part 4

The Pirates! Band of Misfits: On Set Interview Director Peter Lord: Part 1 / Part 2 / Part 3

 

 

+ info