Memórias de um Caracol
-
Categoria hospedeira: Programação
-
in Cineclubinho
SÁBADO DIA 15 MARÇO | IPDJ | 10H30
MEMÓRIAS DE UM CARACOL
Adam Elliot / 2025 / Austrália / 94 min / M12
sinospe, ficha técnica e trailer: aqui
nota do realizador
“MEMÓRIAS DE UM CARACOL é o meu sétimo filme deste género, e é a recordação agridoce e uma mulher solitária chamada Grace Pudel, que conta a sua história de vida a um humilde caracol de jardim chamado Sylvia. Os protagonistas de todos os meus filmes são forasteiros, e os meus temas e narrativas exploram a diferença. Adoro contar histórias repletas de humor e compaixão, reflexões das nossas vidas quotidianas que celebram os momentos de alegria com a escuridão que advém dos desafios da vida. Há mais de 30 anos que tenho um objectivo simples: fazer o meu público rir... e também chorar.” Adam Elliot
notas críticas
Um dos melhores filmes de animação do ano. Indiewire
Uma crónica ao mesmo tempo terna e cruel. Télérama
Hilariante e comovente. Screen International
Sublime e comovente. Simplesmente magistral! L'Obs
Uma pequena jóia. Esplêndido! Le Monde ★★★★
Um filme bonito e emocionalmente inteligente que vai alternando entre a comédia e a tragédia, recordando-nos que a vida só pode ser vivida para a frente. Roger Ebert
Uma história encantadora e comovente... O realizador australiano de stop motion Adam Elliott mostrou um talento natural para escrever comédia e para fundir isso com a simplicidade e a franqueza do seu próprio estilo de animação, criando um tipo distinto de amabilidade e compaixão e, acima de tudo, um instinto para os oprimidos e os forasteiros. The Guardian ★★★★
A vida só pode ser compreendida de frente para trás, mas temos de a viver seguindo em frente. (Søren Kierkegaard)
[...] Filmado na arte tradicional e demorada da animação em stop motion, cada adereço, cenário e personagem é um objecto real feito à mão e único, criado por uma equipa de artistas que passou quase um ano a fazer os sete mil objetos necessários para contar a história de Grace. Centenas de braços, olhos e bocas foram feitos à mão e depois tornados reais pelos melhores animadores de stop motion da Austrália, que passaram milhares de horas no escuro a mover cada personagem um frame de cada vez. Nada foi feito digitalmente e, ao longo de 33 semanas de filmagens, o famoso director de fotografia Gerald Thompson e a sua habilidosa equipa iluminaram mais de 200 cenários e ajudaram os animadores a tirar as 135 mil fotografias necessárias para criar o filme.
Tal como os projectos anteriores de Adam, o filme é baseado na sua família e amigos e explora assuntos muitas vezes sombrios, mas repletos de momentos de comédia e afecto ...